Escala de Equilíbrio de Berg

A Escala de Equilíbrio de Berg, também chamada Balance Scale (Berg e cols., 1992), compreende a avaliação de 14 tarefas relacionadas ao dia-a-dia, que envolvem o equilíbrio estático e dinâmico, tais como alcançar, girar, transferir-se, permanecer em pé e levantar-se.

As tarefas são avaliadas por meio de observação do desempenho, com uma escala ordinal de 0 á 4. A pontuação é baseada no tempo em que a posição pode ser mantida, a distância que o braço é capaz de alcançar para a frente, ou o tempo para completar uma tarefa. Assim, estes pontos são subtraídos caso o tempo ou a distancia não sejam atingidos, o sujeito necessite de supervisão para a execução da tarefa, ou se o sujeito apóia em um suporte externo ou recebe ajuda do examinador, a pontuação máxima é de 56 pontos.

De acordo com Shumway-Cook & Woollacott (2003) há uma relação entre a pontuação e o risco de quedas. Para na amplitude de 56 a 54 pontos, cada ponto a menos é associado á um aumento de 3 a 4% no risco de quedas, na amplitude de 54 a 46 pontos, cada ponto aumenta de 6 a 8% de chances, sendo que abaixo de 36 pontos o risco de quedas é de quase 100%.
Para Carr & Shepherd, esta escala tem sido relatada como confiável e parece ter validade de conteúdo. Todavia, ainda para estes, o teste é muito demorado.

– O Instrumento (com instruções):  Escala de equilíbrio de berg

Leave a Reply