A Escala de Tardieu avalia a intensidade da reação muscular ao movimento passivo e devido às suas características métricas uma distinção mais clara entre os componentes neurológicos e os componentes ortopédicos presentes durante a realização do movimento passivo de uma articulação.
O Objetivo da escala é medir a resistência apresentada em resposta ao teste do reflexo de estiramento, onde, durante a realização do movimento, é possível detectar um ponto de “detenção” causado pelo resposta do músculo ao estiramento, definido como A1 (amplitude 1). Em sequência dá-se continuidade ao movimento do segmento de forma lenta até o estiramento máximo em repouso, definido como A2 (amplitude 2). O arco de movimento deve ser medido em graus, por um goniômetro, entre A1 e A2, que vai indicar o componente dinâmico (neurológico) da limitação da ADM. A diferença entre A2 e a média padrão para ADM indica a presença de uma contratura fixa que exigirá ações de cunho ortopédico.
A Escala de Tardieu é uma ótima opção, em relação a Escala de Aswhorth Modificada, para avaliação da espasticidade, em serviços que façam aplicação de Toxina Botulínica do Tipo A.
– A Escala: Escala de Tardieu
– Application: Tardieu Scale
– Avaliação da Espasticidade: Escalas De Avaliação da Espasticidade